[Destaque] Encontro de debate «Ágora Ciência Cidadã: Que consequências para a sociedade das atuais políticas científicas?», Noite dos Investigadores 2014 – 21h00 -23h00

Publicado em

Integrado nas atividades da Noite dos Investigadores 2014 em Lisboa, terá lugar no dia 26 de setembro, às 21h00, no Jardim do Príncipe Real, o encontro de debate sobre as políticas científicas atuais, organizado pelo CIES-IUL.

Consulte o programa abaixo.

Ágora Ciência Cidadã: Que consequências para a sociedade das atuais políticas científicas?

Apesar de as políticas científicas (nacionais e europeias) serem fundamentais para o desenvolvimento do país e da Europa, não tem sido suficientemente estimulada a participação dos cidadãos na avaliação pública das políticas de ciência e na deliberação democrática acerca delas. Os cientistas podem ter aqui um papel muito relevante. O objetivo desta atividade é contribuir, justamente, para o estabelecimento de diálogos diretos entre cidadãos e investigadores, e para o esclarecimento mútuo, a respeito das políticas científicas atuais. Os temas em debate serão as políticas científicas atuais, em Portugal e na Europa, nomeadamente as suas condições e opções, os seus agentes e processos, os seus efeitos científicos e impactos sociais. Procurar-se-á, em especial, debater a criação/destruição de património científico e de potencial científico na sociedade portuguesa e europeia, tendo presente o atual contexto mundial.
Investigadores: Cristina Palma Conceição, Maria Teresa Patrício, António Firmino da Costa
Organização: CIES-Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE-IUL)

 

Programa das atividades da Noite dos Investigadores 2014, iniciativa da Comissão Europeia:

http://www.noitedosinvestigadores.org/#http://www.noitedosinvestigadores.org/programa/