“Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa”, de Renato Miguel do Carmo, João Sebastião, Joana Azevedo, Susana da Cruz Martins e António Firmino da Costa (Orgs.)

Publicado em Atualizado em

Desigualdades sociais PT e EU_capa

Carmo, Renato Miguel do, João Sebastião, Joana Azevedo, Susana da Cruz Martins e António Firmino da Costa (Orgs.) (2018), Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa, Lisboa, Editora Mundos Sociais.

 

Resumo:

O nosso país persiste numa desigualdade estrutural que tende, na maior parte dos casos, a ser identificada a partir da variável rendimento por via dos indicadores habitualmente utilizados (coeficiente de Gini, S80/S20), S90/S10…). Todavia, apesar de o rendimento representar uma vertente fundamental, esta não esgota as múltiplas dimensões que contribuem para a produção e a persistência das desigualdades. Na verdade, estas caracterizam-se pela sua multidimensionalidade no que diz respeito a um conjunto diferenciado de variáveis, de setores e de sistemas. O presente livro tem como objetivo principal alcançar esta perspetiva multidimensional na análise dos processos e dos resultados produtores de desigualdade. Para tal, organizaram-se quatro grandes temas a partir dos quais se pretende abarcar uma multiplicidade de estudos e análises diferenciadas.